sexta-feira, 27 de março de 2015

Escolhi cursar Nutrição e estou fazendo matéria na Economia?!

Um questionamento corriqueiro é feito em relação à finalidade de se ter no curriculum a disciplina de Economia para os ingressantes no curso de Nutrição. "Pra que eu preciso disso?", muitos se indagam.
Não tão lógico como o motivo de haver uma introdução à Economia nas áreas de Contábeis, Direito, Engenharia Civil ou Estatística, o estudo econômico nesse segmento - que está relacionado aos aspectos éticos, econômicos e sociais dos seres humanos - torna-se bastante importante. 
Indiretamente, o profissional nutricionista se depara com escolhas conflitantes, vontades ilimitadas para recursos limitados e um planejamento de como promover da melhor maneira possível a resolução de divergências. A bacharel em Economia Doméstica, Claudete Likes, explicita mais no blog "Ser Melhor". Confiram:


quinta-feira, 26 de março de 2015

Brasil tem déficit em conta corrente de US$ 69 bilhões em fevereiro

Breve análise sobre a conjuntura do país, apresentando um fechamento recente dos dados contábeis do Brasil, além de uma série de projeções para o cenário nacional.

Brasil tem déficit em conta corrente de US$ 69 bilhões em fevereiro


sábado, 21 de março de 2015

Esferas distantes? O Direito influenciando na Economia

    O Novo Código de Processo Civil (CPC/2015), apesar de ter entrado em vigência na última terça-feira (17), já vêm causando inquietações na área econômica.
      As ciências humanas práticas, Economia e Direito, possuem aqui interesses distintos. De um lado, a área jurídica preocupa-se com a melhoria do Judiciário. No outro, um importante setor econômico, o industrial, tece queixas sobre a possibilidade de propiciar insegurança jurídica e um maior custo nos processos brasileiros.
       A reportagem do blog Law & Economics do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul tratou do assunto de forma interessante em novembro do último ano:
http://www.bloglawandeconomics.com/2014/11/valor-projeto-do-novo-cpc-preocupa.html#.VQxRdY5T53E 
       Confiram!