Com o intuito de cada vez mais mostrar a interferência da Economia na vida cotidiana, aquela esfera que parece distante mais não é, segue uma reportagem que se faz tangível à nós, cidadãos. Ela se refere, principalmente, ao custo do descolamento entre casa e trabalho (e por que não entre casa e faculdade?!) e também ao tempo gasto. Vale a pena conferir os dados que o jornal Valor Econômico nos oferece, segue o link:
Brasileiro tem maior gasto com deslocamento entre casa e trabalho
Este é um gráfico do PNAD 1988. Parece longe não é mesmo?! Mas e você? Demora quanto tempo para se deslocar?
*A reportagem não faz referência ao tempo de espera de transportes coletivos, por exemplo, mas poderíamos levá-lo em consideração.
Espaço para interação e discussão com os alunos da disciplina de economia introdutória (ECO034) oferecida pela Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob orientação do Prof. Ângelo Cardoso Pereira.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
quarta-feira, 22 de abril de 2015
As perdas da corrupção
Através dos resultados oriundos das investigações da Operação Lava Jato, foi detectado um prejuízo astronômico por parte da Petrobras. Confiram:
Petrobrás perde R$6,2 bilhões com corrupção
Petrobrás perde R$6,2 bilhões com corrupção
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Ainda sobre a terceirização...
O Projeto de Lei 4330 que passa por análise no Congresso está causando grandes debates. A nova lei propõe que empresas possam contratar por meio da terceirização todos os seus serviços. No atual cenário, apenas as atividades consideradas atividades-meio entram na terceirização. Sobre alguns possíveis malefícios desse projeto o professor da USP, Ruy Braga, forneceu uma entrevista bastante interessante para a revista Carta Capital. Segue, também, um link que aborda a questão em si:
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/04/camara-aprova-excluir-empresas-publicas-de-projeto-sobre-terceirizacao.html
Entrevista com Ruy Braga, professor da USP.
terça-feira, 14 de abril de 2015
A polêmica da terceirização
Diante de várias notícias recentes acerca da polêmica envolvendo o projeto de lei 4330/04, que prevê a ampliação das regras para a contratação de empresas terceirizadas, uma em especial merece destaque: uma aprovação da Câmara dos Deputados, referente a um destaque. A curiosidade se dá pelo fato de o mesmo ter sido encaminhado pelo PSDB, principal partido de oposição... E contado com o apoio do PT, partido de situação. Uma aliança no mínimo improvável, em um assunto que certamente renderá muita discussão. Confiram:
Câmara aprova texto que impede estatais de contratar terceiros para atividade-fim
Câmara aprova texto que impede estatais de contratar terceiros para atividade-fim
sexta-feira, 10 de abril de 2015
100 dias do governo Dilma e o ICMS
Com 100 dias do 2° governo Dilma, muitas críticas são lançadas. As discussões geram em torno da efetivação de propostas na área econômica e as lentidões para tomada de decisões acerca de uma melhoria em tal esfera. O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nessa sexta-feira, discorreu sobre a questão do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) que é de competência dos Estados e do Distrito Federal. Levy afirma que o governo colaborará com os estados. A reportagem abaixo versa tal assunto e foi retirada do próprio site do Estado:
LEVY DIZ QUE GOVERNO NÃO VAI VIRAR AS COSTAS PARA OS ESTADOS
LEVY DIZ QUE GOVERNO NÃO VAI VIRAR AS COSTAS PARA OS ESTADOS
quarta-feira, 8 de abril de 2015
Inflação ainda em alta
Se alguém esperava uma redução da inflação com a virada do ano, pode ficar desapontado. Após sucessivos - e constantes - resultados ruins no cenário geral da economia, o IPCA subiu, em março, 1,32%, a maior taxa em 20 anos no mês. Confiram:
IPCA sobe 1,32% em março, maior taxa em 20 anos
IPCA sobe 1,32% em março, maior taxa em 20 anos
sexta-feira, 3 de abril de 2015
Ovos de Páscoa com um preço mais salgado em 2015
Domingo já é Páscoa, isso todo mundo sabe. Junto com a segunda data mais importante em vendas para os supermercados (primeira está o Natal), vem o aumento significativo dos preços. Todo ano a oferta/demanda caracteriza essa situação, porém, foi em 2015 que a elevação de um possível lucro está mais evidente. Na reportagem, que abrange a capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal, pesquisa aponta aumento de 28,75%. Acompanhem a reportagem do G1:
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/03/pesquisa-aponta-aumento-de-2875-no-preco-de-ovo-de-pascoa-em-natal.html
E aí?! Vocês compraram ovos ou preferiram investir em uma alternativa mais barata?
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/03/pesquisa-aponta-aumento-de-2875-no-preco-de-ovo-de-pascoa-em-natal.html
E aí?! Vocês compraram ovos ou preferiram investir em uma alternativa mais barata?
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Índices mostram piora da economia
A crise econômica no Brasil está longe do fim. Acompanhando os baixos resultados do ano anterior, os índices do setor econômica nacional mostram piora no primeiro trimestre, e a tendência é que o movimento descendente deve continuar nos próximos meses. Confiram:
Assinar:
Postagens (Atom)