segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Entrevista com Richard Thaler, pioneiro da Economia Comportamental


Operador de investimentos

 

 O prêmio Nobel de economia, Richard Thaler, concedeu uma entrevista via e-mail ao Estadão, na qual são discutidos alguns assuntos relacionados principalmente à atual pandemia, sob o escopo da Economia Comportamental. Thaler trata de assuntos como os impactos da crise, temas relacionados aos seus livros e o mercado financeiro.

Em sua abordagem sobre a pandemia, adota um visão alheia à realidade brasileira, mas fornece uma visão geral sintetizada de como Thaler interpreta a dos Estados Unidos. Ele atesta ser nítida a mudança de comportamento econômico dos consumidores e fornece como exemplo as passagens de avião e refeições em restaurantes.

Quando é perguntado sobre alguns conceitos dos seus estudos e de colegas na área, defende a visão de que a maioria das pessoas é ingênua em muitos aspectos sobre seu bem estar financeiro. Reforça também a ideia de que o termo "irracionalidade" não é um demérito aos seres humanos: "Não é que as pessoas são burras. O mundo é que é duro."

Já quanto ao mercado financeiro, a frase que encabeça a reportagem é "o maior erro dos excessos de investidores é o excesso de confiança", pronunciada quando Thaler trata sobre recomendações relacionadas ao comportamento dos especuladores do mercado. 

Clique aqui para conferir a entrevista na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário