quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pela primeira vez risco país brasileiro é menor que o dos Estados Unidos. Porém, economistas alertam sobre análises exageradas quanto o cenário atual

O risco-país é visto como um "termômetro" informal da confiança dos investidores globais em país de economia emergente. Quanto menor este risco, maior a chance dos países honrarem os juros de sua dívida externa.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (15) que o risco brasileiro está, pela primeira vez na história, abaixo do risco dos Estados Unidos.“Estamos muito felizes com isso, porque mostra a solidez da economia brasileira e a confiança que nós temos do mercado sobre a economia brasileira”, comemorou. Porém para alguns economistas, como Flávio Samara ( LCA Consultores), esta análise é exagerada.Para ele, o ativo não é o ideal para medir risco de pagamento da dívida dos governos, porque reflete mais especulação do que fundamentos econômicos.

Em contrapartida, outro indicador de mercado acompanhado por analistas financeiros, a curva de rendimento de títulos públicos, pode indicar possíveis problemas futuros em nossa economia. Esta conclusão se deve ao fato de que a curva de rendimento de títulos públicos apresenta as maiores diferenças entre os juros de curto e de longo prazo. Tal quadro é eminente em países como Grécia, Portugal e Irlanda, que vêem de recente crise e ainda enfrentam problemas financeiros.

Fontes:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/06/pela-1-vez-risco-do-brasil-e-menor-que-o-dos-eua-diz-mantega.html

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/06/110615_economia_brasil_rendimentos_ft_rw.shtml

Entenda o que é risco-país:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u306262.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário