terça-feira, 20 de março de 2018

Como o Facebook perdeu US$ 35 bilhões em horas

Na bolsa de valores de tecnologia dos Estados Unidos, o Facebook reduziu 35 bilhões de dólares (aproximadamente 115,5 bilhões de reais) durante a segunda-feira, 19. Até o fim do dia, as ações do Facebook caíram 6,7%, a maior redução percentual de mercado em um dia em 4 anos. Essa queda impactou as principais empresas do ramo, como Amazon, Netflix e Apple, que registraram quedas de até 1,5%.   
Durante o fim de semana, a imprensa internacional denunciou que uma consultoria teria usado ilegalmente informações privadas de mais de 50 milhões de usuários do Facebook. Com essas informações, empresas poderiam desenvolver algorítimos para direcionar de forma personalizada publicidade, artigos ou mensagens de cunho político adequados aos interesses de cada um. O protagonista do escândalo é a Cambridge Analytica, empresa que trabalhou com a equipe responsável pela campanha de Donald Trump nas eleições de 2016.
As informações foram coletadas por um aplicativo, que pagou a usuários pequenas quantias para que eles fizessem um teste de personalidade e concordassem em ter seus dados coletados para uso acadêmico. O grande problema foi que o aplicativo também coletou as informações dos amigos de Facebook das pessoas que fizeram o teste, já que a rede social permitia a terceiros tal a coleta de dados, mas apenas para melhorar a experiência do próprio usuário no aplicativo, pois era proibido que os dados fossem vendidos ou usados para propaganda.
Desde que o escândalo veio à tona, o cofundador do Facebook Mark Zuckerberg perdeu, sozinho, quase US$ 5 bilhões.

Para saber mais, a matéria na íntegra pode ser acessada no link: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário