quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Paulo Guedes afirma que renegociar dívida pública está 'fora de questão'


     Indicado para o cargo de ministro da Economia do futuro governo Jair Bolsonaro, o economista Paulo Guedes afirmou na terça-feira, dia 6, que está "fora de questão" a nova gestão renegociar a dívida pública. Bolsonaro disse, em entrevista à Band, na segunda-feira, que a dívida interna não é "impagável", mas precisa ser renegociada. Na entrevista, o presidente eleito falou que, "um bom ministro da Economia" poderia conduzir essas renegociações de forma bastante responsável. 
     O futuro ministro da Economia ressaltou que houve um mal-entendido por parte de Bolsonaro. Segundo Paulo Guedes, "não se pensa nisso", ainda que exista uma preocupação do novo governo com a dívida pública. "Durante a campanha, falei que tinha uma despesa de juros demasiada, de US$ 100 bilhões por ano. [...] Falei tantas vezes que o presidente pode ter entendido que íamos renegociar a dívida, mas isso está fora de questão", declarou a jornalistas.
     O futuro ministro da Fazenda também declarou que o novo governo vai sondar a atual legislatura do Congresso Nacional para ver se é possível aprovar o texto da reforma da Previdência apresentado pelo presidente Michel Temer. "Vamos sondar a classe política para ver se conseguimos aprovar isso [atual versão da reforma]. Do ponto de vista econômico, é extraordinário. É um bom fecho para o governo anterior, você desentope o horizonte de dúvidas e o Brasil já entra crescendo no ano que vem", declarou Guedes.
     Caso não seja possível aprovar a atual versão da reforma da Previdência, o futuro comandante da economia afirmou que o próximo governo apresentará uma proposta diferente. Guedes defendeu a implantação de um regime de capitalização, no qual o cidadão deve poupar para garantir sua própria aposentadoria. No modelo atual, de repartição, os trabalhadores atuais pagam os benefícios dos aposentados.

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes — Foto: Sergio Moraes/Reuters


     Para ler mais sobre o assunto, acesse: Futuro ministro da Economia, Paulo Guedes diz que está 'fora de questão' renegociar dívida pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário