sábado, 3 de novembro de 2018

Entenda o que é o PIB e o PNB

        O crescimento de um país é algo que interessa a todos os cidadãos do mesmo, o que, em parte, significa maior produção da Indústria e da Agropecuária e maior atividade nos Serviços. Com isso, há uma tendência a se observar um declínio da taxa de desemprego e um aumento na confiança de empresários estrangeiros que cogitam investir no Brasil. Portanto, é de muito interesse se ter uma forma de medir o crescimento de um país, e, para isso, existe o PIB (Produto Interno Bruto) e o PNB (Produto Nacional Bruto).
        Apesar de esses dois índices possuírem o objetivo de medir o crescimento de determinado território em um intervalo de tempo (geralmente utilizado para medir o crescimento de um país em um ano ou trimestre), os dois diferem entre si por um considerar um fator e o outro desconsiderá-lo (PIB e PNB, respectivamente). Esse fator é a RLEE (Renda Líquida Enviada ao Exterior), que é a medida de tudo aquilo que empresas e pessoas naturais de outros países que não sejam aqueles onde o crescimento está sendo medido, produzem. Sendo assim, um país que possua muitas empresas multinacionais em seu território (como é o caso do Brasil) tende a utilizar o PIB como medidor de crescimento, já que a renda que a sede dessas empresas no exterior recebe será computada no cálculo, aumentando o seu valor. Por outro lado, países que possuem muitas empresas nacionais com filiais no exterior tendem a utilizar o PNB como indicador de crescimento, já que o somatório de renda enviado por estrangeiros para fora do país não será de grandeza muito impactante.
        É importante esclarecer que a RLEE trata-se da subtração da Renda Bruta Enviada ao Exterior pela Renda Bruta Recebida do Exterior, podendo ela, portanto, ser de sinal negativo, como seria no caso de países com muitas empresas sediadas em seu território com filias no exterior.
        Para mais informações sobre PIB e PNB, acesse o link da matéria a seguir:

        Entenda o que é o PIB e como ele é calculado


Nenhum comentário:

Postar um comentário