terça-feira, 6 de outubro de 2020

Home Office: Uma nova Perspectiva

 



Como foi discutido em aula, mudanças tecnológicas são um dos principais fatores que induzem o crescimento econômico. Embora, a pandemia tenha causado uma forte queda no PIB brasileiro, está também pode ser um catalisador para algumas mudanças nas relações de trabalho no Brasil, principalmente com a implementação do chamado home office. 

A pandemia do COVID-19 causou uma mudança significativa na rotina de trabalho de um grande número de brasileiros, segundo a reportagem, são mais de 8 milhões de pessoas que ainda estão trabalhando em casa por todo o Brasil. No entanto, esse número representa apenas 10% da população economicamente ativa e demonstra, mais uma vez, as desigualdades do país pois, 57,9% desses trabalhadores estão situados na região Sudeste, 64,5% se declararam de cor branca e 78,5% possuem ensino superior completo.

Neste aspecto, considerando a parcela da poluição que faz o home office, uma recente pesquisa demonstrou que essa prática pode alterar significativamente a renda das famílias. Segundo esta, a economia dos gastos em itens como transporte, alimentação e vestuário, podem acarretar numa queda de 8% das despesas mensais. Se for considerada a renda mensal disponível( rendimentos total descontadas as despesas) isso pode gerar um aumento de 43,4%.

Para saber mais clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário