terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Copom reduziu a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, 13,75% ao ano, mas avaliou corte maior por conta da recessão na economia brasileira.

Resultado de imagem para recessão


Parte dos analistas do mercado financeiro, devido ao cenário recessivo na economia, já acreditava que o Banco Central poderia aumentar corte dos juros, a expectativa era de realizar um corte de 0,50 ponto percentual, para 13,50% ao ano. Já o BC prevaleceu uma posição mais conservadora por parte da autoridade monetária.

Recessão na economia:
Diante de um cenário de recessão, tem crescido a pressão para corte na taxa básica de juros, como forma de baratear a realização de novos investimentos e de linhas de crédito para pagagamento de dívidas. A economia segue operando com alto nível de ociosidade dos fatores de produção, refletido nos baixos índices de utilização da capacidade da indústria e, principalmente, na taxa de desemprego.

Inflação: 

Com o cenário de atividade em recessão, o BC informou que a "inflação recente mostrou-se mais favorável que o esperado, em parte em decorrência da reversão da alta de preços de alimentos, mas também com sinais de desinflação mais difundida".



Nenhum comentário:

Postar um comentário