sexta-feira, 18 de agosto de 2017

PIB registra crescimento medíocre

        Na volta das atividades do blog, vamos recomeçar falando de um dos indicadores mais importantes do crescimento de um país: o PIB. Mais especificamente, vamos falar do PIB do Brasil nos dois primeiros trimestres desse ano. Vale lembrar que o PIB é a soma de tudo o que é produzido em determinado território em um dado período de tempo.
      O Banco Central divulgou a 'prévia' do PIB para o segundo trimestre do ano para 0,25%. Porém, para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o valor oficial pode vir um pouco acima de zero, zero, ou até mesmo registrando um resultado levemente negativo. Mesmo sendo um valor aparentemente baixo, o ministro comemorou o resultado, afirmando que isso comprova que a economia está em processo de recuperação e que o país já voltou a crescer. O ministro ainda justificou que o baixo valor do índice é consequência de um relativamente elevado aumento do PIB registrado no primeiro trimestre do ano (1,21%). Segundo palavras dele "O IBGE pode dar um índice próximo de zero e quem sabe até um pouco negativo por causa do índice de crescimento muito forte no primeiro trimestre.". O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgará o resultado oficial no dia 1º de setembro. 
        No entanto o crescimento que eu e, acredito eu, que a maioria dos brasileiros gostariam de ver, está longe de ser observado. Para que isso ocorra, faz-se necessário um visível aquecimento das atividades das diversas esferas da economia (indústria, comércio, agropecuária, construção civil, etc) e isso só será alcançado com competência do Governo em gerir os recursos financeiros, aplicando-os de maneira responsável e de maneira que o investimento gere um retorno positivo no que diz à geração de empregos, melhoria da renda, aumento das atividades comercias e industrias, aumento das exportações via maior competitividade e aumento tecnológico da indústria nacional, dentre outros tantos fatores que fazem a engrenagem da economia girar no sentido certo e mover com ela tantas outras que trazem benefícios para toda a população.
        A notícia na íntegra pode ser acessada pelo link:

Meirelles comemora 'prévia' do PIB, mas não descarta retração no 2º trimestre 


Nenhum comentário:

Postar um comentário