terça-feira, 11 de setembro de 2018

Vantagens da valorização do dólar (e desvalorização do Real) para o Brasil

        Nos últimos dias, mesmo que involuntariamente, ouvimos falar muito sobre o disparo que o dólar teve no mercado internacional. Podemos (e devemos) ficar preocupados. Mas calma, a desvalorização do Real e a a valorização do dólar (sim, são coisas distintas) nem sempre são sinônimo de prejuízo e má atuação da economia do Brasil. Na verdade, a desvalorização maciça do Real observada nas últimas semanas (12% em termos reais) serviu para corrigir os déficits em conta corrente no país, isso porque, com a desvalorização de uma moeda, investidores estão se livrando de moedas de países emergentes onde percebem falhas na economia, como grandes déficits comerciais.
        No entanto, a desvalorização do real foi o dobro do que deveria ter sido para se anular o déficit em conta corrente, visto que com uma desvalorização real de 6%, esse resultado já teria sido atingido, justificando o por que de eu ter dito que devemos nos preocupar com tal desvalorização.
        No entanto, há uma outra vantagem em o Real estar desvalorizado frente a uma moeda estrangeira (como, por exemplo, o dólar): quando isso ocorre, com menos moedas estrangeiras um comprador consegue comprar mais produtos nacionais, motivando as exportações de produtos produzidos em nosso país, favorecendo a balança comercial.
        Uma matéria com conteúdo similar ao tratado ao texto desa semana pode ser acessado pelo link a seguir:

O lado bom para a economia da desvalorização maciça do Real



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário