terça-feira, 9 de abril de 2019

Carro zero: por que sua desvalorização é tão elevada?

        Com certeza muitos já ouviram falar que um carro zero, assim que sai da concessionária, perde uma parcela considerável de seu valor de mercado, e isso é uma crença real. De fato, em média um veículo novo ao ser vendido perde cerca de 10% de seu valor de mercado logo após sua primeira venda. Mas o que muitos não sabem é o por que de tal situação ocorrer.
        Bom... existem diversos fatores que contribuem para essa desvalorização elevada no ato da compra de um veículo zero quilômetro, e, nessa postagem, tentar-se-á enumerar os principais:

1 - Expectativa da vida útil do veículo
     
        Do momento em que um veículo sai da linha de produção, seu tempo de vida começa a ser contabilizado e todos sabemos que um veículo, com os costumes de preservação dos brasileiros, possui um tempo limitado. Logo, assim que o veículo é entregue ao seu proprietário, ele passa a sofrer a utilização do modo que o mesmo foi ensinado (ou não) a fazê-la. Daí, cria-se uma desconfiança mesmo que inconsciente de um suposto próximo proprietário desse veículo de como o primeiro dono cuidou do mesmo e em quanto essa utilização afetou sua vida útil.

2 - Garantia do fabricante:

        O tempo de garantia que um fabricante dá para um veículo varia de marca pra marca e até mesmo de carro pra carro, mesmo que sejam da mesma fabricante. O tempo varia em média de 2 a 5 anos de garantia, tempo relativamente baixo perto do tempo de vida útil que um veículo costuma ter. Porém, após esse período, verifica-se também uma elevada desvalorização no preço do veículo, em taxa bem maior do que de carros seminovos que já passaram do tempo de garantia.

3 - Cor e acessórios:

        Gosto cada um tem um, e, caso determinada pessoa tenha preferência pela cor verde ao comprar um carro zero, ela com certeza terá mais dificuldade em vender esse carro pelo 'preço de tabela' após a compra do mesmo, mesmo ele tendo custado o mesmo preço (ou até mais em caso de pinturas metálicas, perolizadas, etc.) de outros carros de mesmo modelo porém de cores mais comuns (preto, prata e branco). Além disso, veículos com acessórios diferenciados (teto solar, bancos de couro, etc) tendem a ter uma taxa de perda de valor ainda maior, já que o comprador de carros seminovos tendem a pagar 'tabela' no carro, independente desse ter ou não opcionais.

        Para ler mais sobre o assunto, acesse Desvalorização do carro zero: o que acontece ao sair da concessionária?


Nenhum comentário:

Postar um comentário