quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Sinais de melhora de índices econômicos e maior confiança de investidores

        Duas coisas são certas: a economia do Brasil não vai nada bem e é necessário tempo, mudança de atitudes e trabalho para se reverter um quadro negativo. No que tange a mudança de atitudes, parece que elas estão sendo tomadas pelo novo governo e que, pelo fato de que os índices econômicos são também influenciados por expectativas, essas mudanças estão no rumo certo. Isso porque de três dos índices econômicos mais importantes do país, três deram sinais de melhora:

- O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (medidor da inflação)) deste ano recuou de 7,34% para 7,04%, e, para 2017, a estimativa do mercado financeiro passou de 5,12% para 5,07%, abaixo do teto de 6% fixado para o próximo ano;                                                         
- Para o PIB de 2016, a previsão do mercado financeiro passou de um encolhimento de 3,15%, para um "tombo" menor, de 3,14% no mês passado. Já para o ano que vem, está prevista uma alta 1,30%;
- A previsão para a taxa de juros no fim de 2016 é de 13,75% ao ano. Atualmente, os juros estão em 14,25% ao ano. Com isso, a estimativa do mercado é de corte dos juros até o fim de 2016. Já para o fechamento de 2017, a estimativa para a taxa de juros ficou estável em 11% ao ano - o que pressupõe uma queda maior dos juros no ano que vem.

        O que parece estar faltando é uma falta de paciência por parte da população que não quer dar a oportunidade do novo governo fazer o país voltar a crescer, já que para se consertar o que foi feito de errado, faz-se necessária a espera para que as novas decisões possam surtir efeito, e a ilusão de que resultado vem sem trabalho, visto que várias instituições entram em greve no momento em que novas decisões são divulgadas, trazendo uma percepção de que pedem-se muitos direitos sem se assumirem tantos deveres.
        As notícias financeiras na íntegra podem ser acessadas nos links a seguir

Mercado financeiro baixa estimativa de inflação para 2016 e 2017

'Financial Times': Investidores elevam expectativas em relação ao Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário