terça-feira, 2 de maio de 2017

Felicidade Interna Bruta, você já ouviu falar?

        Expressão criada na década de 70 por um rei asiático, o termo felicidade interna bruta (FIP) é abordado, as vezes, quando se faz uma leitura do produto interno bruto (PIB) de uma nação.
       O PIB é o produto interno bruto produzido por um determinado território em um período de tempo (normalmente trimestral ou anual) no qual se mede, através da soma em valores monetários, os bens e serviços finais gerados por uma determinada Economia. Já a FIP foi criada como uma tentativa que o mencionado rei encontrou de contornar as críticas que sofria quanto ao seu governo, no que tange ao aspecto econômico, com o fulcro de direcionar os holofotes à cultura do país e seus valores espirituais budistas.
       Nesse sentido, a FIP, atualmente, é considerada um indicador para valores tais como a educação, a saúde, o lazer, a inclusão social, os valores culturais, meio-ambiente e crescimento sustentável, etc. É acerca desse parâmetro que o blog de hoje traz uma reportagem sobre os EUA, cujo "Welfare state", ao que tudo indica, está em declínio. Acompanhem: "A felicidade nos EUA está em declínio e espera-se que continue em um caminho descendente, com as políticas de Donald Trump"


Disponível em: http://www.felicidadeinternabruta.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário