A Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no dia 17 deste mês, apesar de ter desvendado um esquema corrupto entre fiscais e frigoríficos, no qual aqueles eram coniventes com irregularidades apresentadas nestes, havendo fundadas suspeitas de corrupção, teve grande repercussão nas exportações de carne do Brasil.
Repercussão essa que atingiu negativamente o setor e, no último dia 21, o país apresentou queda de 88% em seus lucros referentes à exportação do produto. Isto porque os principais importadores do produto decidiram realizar algumas restrições e outros suspenderam por completo a compra da carne brasileira. Importante ressaltar que o Brasil já foi o maior exportador de carne do mundo em alguns períodos, e havia a expectativa de também se tornar o maior produtor, superando os Estados Unidos.
A notícia vinculada no G1 apresenta dados monetários em relação tanto a essa queda quanto dos principais importadores de carne do Brasil. Além disso, mostra a situação que permeia a escolha política dos países que compram o produto brasileiro, e seu consequente impacto no setor.
Confiram: Crise no setor agropecuário?
Nenhum comentário:
Postar um comentário